Francisco César destaca papel do PS na estabilidade e na construção de soluções para os Açores

PS Açores - Há 5 horas

O líder do PS Açores, Francisco César, destacou esta segunda-feira a importância da estabilidade política e do papel construtivo do Partido Socialista na vida da Região, sublinhando que o PS “é um partido que ajuda a resolver problemas”.

À saída da reunião com o Presidente do Governo Regional, no âmbito da preparação do Plano e Orçamento para 2026, Francisco César deixou claro que “os insucessos do Governo não são sucessos do PS, mas sim insucessos para a Região Autónoma dos Açores”.

Reconhecendo a gravidade da situação financeira que os Açores atravessam, o líder socialista recordou que o PS “há um ano já tinha alertado para a necessidade de reduzir a despesa pública, diminuir o número de assessores e técnicos contratados, criar um plano de pagamentos a fornecedores, reduzir o endividamento e acompanhar de forma rigorosa a execução do PRR”.

“Infelizmente, aquilo que então foi rejeitado pela coligação PSD/CDS/PPM e pelo Chega, acabou agora por ser proposto pelo próprio Governo, que reconhece tarde demais que nós tínhamos razão”, apontou.

Ainda assim, Francisco César fez questão de realçar a postura do PS Açores: “Somos um partido de oposição, mas também somos um partido de construção e de encontrar soluções. O que está em causa é o interesse dos Açores, e por isso aguardaremos com serenidade pelo Orçamento e pelo Plano de Investimentos para nos pronunciarmos sobre o sentido de voto”.

Para Francisco César, os desafios que a Região enfrenta, da saúde à agricultura, da pesca à habitação, exigem mais do que respostas conjunturais.

“Os Açores crescem não por causa do Governo Regional, mas apesar dele. E é por isso que o PS insiste na necessidade de estabilidade, responsabilidade e soluções estruturais que permitam responder aos problemas das pessoas e construir um futuro sólido para a Região”, finalizou o líder socialista, Francisco César.